Maduca é uma fervorosa defensora dos direitos humanos das crianças e dos adolescentes. Com uma formação em Pedagogia, ela dedicou impressionantes 18 anos de sua vida ao ensino, abrangendo salas de aula, educação infantil e alfabetização. Seu comprometimento com esta causa cresceu exponencialmente quando passou por um rigoroso processo de seleção, culminando em sua nomeação como membro do conselho tutelar em Pouso Alegre.
Embora tenha acumulado décadas de experiência em sala de aula, lidando com diversos alunos, Maduca jamais havia se deparado com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), desconhecendo, assim, os direitos fundamentais que regem a vida das crianças e adolescentes.
No exercício de suas funções como conselheira tutelar, ela prontamente identificou uma discrepância marcante na percepção que pais e profissionais da educação tinham em relação ao órgão tutelar. Mais surpreendentemente, tanto educadores quanto responsáveis por crianças, e até mesmo outros conselheiros tutelares, careciam de conhecimento sobre o estatuto e suas intricadas disposições.
Deste modo, Maduca empreendeu uma jornada notável em busca de aprofundamento, completando cursos especializados e se dedicando aos estudos. Ela em seguida, começou a compartilhar sua vasta compreensão por meio de palestras e cursos direcionados a professores e outros profissionais, com o propósito claro de desmistificar a figura do conselho tutelar. Seu objetivo era elucidar que este órgão não constituía uma entidade ameaçadora, mas sim, um defensor intransigente dos direitos das crianças, comprometido em zelar pelo cumprimento das disposições estabelecidas no ECA. O conselho atuava incansavelmente para garantir o direito à educação de qualidade, saúde e dignidade das crianças.
O alarmante desconhecimento por parte dos profissionais da educação, pais, mães e cuidadores era manifestamente evidente. Simultaneamente, o ECA revelava-se uma poderosa ferramenta que influenciava de modo direto a educação, as políticas públicas e a sociedade em geral. Maduca compreendeu que o conselho podia, por exemplo, fornecer dados e estatísticas valiosos para embasar as políticas destinadas à infância.
O mandato de conselheira de Maduca encerrou-se em 2012, desde então ela se tornou uma referência indiscutível quando se trata do ECA. Sua missão passou a ser a capacitação de profissionais que atuam na área da infância, assegurando assim os direitos inalienáveis das crianças e dos adolescentes.
Devido à sua atuação em nível nacional, ela hoje desfruta do privilégio de possuir uma visão panorâmica dos reais perigos e violações aos quais crianças e adolescentes são diariamente expostos, seja no ambiente escolar, em casa ou em qualquer outro contexto social.
Com essa visão abrangente, ela possui um profundo conhecimento dos mecanismos legais e das ações práticas que os pais podem e devem adotar para proteger a integridade física e emocional de seus filhos.
Se você busca conhecimento sobre os mecanismos legais e ações práticas para proteger seus filhos, não perca tempo! Acesse agora 1manas.com, inscreva-se e tenha acesso imediato à exclusiva aula da Maduca em nossa plataforma.
Nesta masterclass, você irá adquirir as habilidades necessárias para lidar com uma variedade de situações, incluindo bullying, violência e outros desafios que afetam nossos filhos. Além disso, você terá a oportunidade de entender os instrumentos legais que verdadeiramente podem garantir a segurança e o bem-estar de seus entes queridos.